Jogo de Poder – A Estética da Crueldade

A estratégia das potências econômicas, militares – EUA, Reino Unido, Rússia – ao longo da história recente tem sido alimentar o mercado de armamento em apoio a guerrilhas internas contra governos. O jogo cruel consiste na estratégia de, enquanto um país ajuda os rebeldes fornecendo armas e munições, o outro vende equipamentos militares ao governo que combate os movimentos opositores deste governo.

Na Líbia a deposição do ditador Muammar Gaddaffi custou a vida de cerca de 35 mil civis. Armado pelos EUA que durante décadas o apoiaram, o ditador líbio fez do país uma carnificina, jogando bombas na população indefesa. Depois, a Casa Branca passou a apoiar os rebeldes, com armas e logística para derrubar Gaddafi do poder. No meio do fogo cruzado entre governo e oposição, a população – crianças e mulheres – foi quem mais sofreu o drama das atrocidades de violentas batalhas nas ruas das cidades líbias.

      No caso da Síria, o jogo de interesse econômico da venda de armas rende lucro a três potencias militares – do lado dos rebeldes os EUA, de Barack Obama e o Reino Unido, do primeiro-ministro David Cameron. Por sua vez, a Rússia abastece de aramas o presidente da Síria, ditador Bashar al-Assad. Nesse jogo cruel, dados da ONU dão conta que cerca de 80 mil pessoas morreram na Síria desde março de 2011, início dos conflitos entre as tropas de Bashar al-Assad e os rebeldes. Para complicar o cenário de desespero do conflito – a China juntou-se à Rússia em apoio a al-Assad.

                                O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é comando por EUA, Reino Unido, Rússia, China que vetam o voto dos demais membros do Conselho. A população síria sofre pesadas perdas de vidas humanas, com bombardeios dos sois lados do conflito – a ONU ignora o holocausto de inocentes vítimas da crueldade do jogo de interesses políticos e econômicos.

 

Roberto Carvalho, jornalista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s