Virada Cultural – O Saldo da Violência

A Virada Cultural deste ano encerrada no final de semana (18/05), na capital paulista, apresentou um saldo triste de violência – quatro pessoas baleadas, seis esfaqueadas e uma morta no evento. Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, 27 pessoas foram detidas em que, 17 delas em flagrante e doze adolescentes apreendidos por envolvimento em vários delitos com o uso de violência.  

Para o prefeito Fernando Haddad (PT-SP), o número de ocorrências foi normal por a festa ter reunido 4 milhões de pessoas no mesmo bairro. Na avaliação de Haddad – “A segurança fez o possível, de prontidão, atuando e fazendo seu trabalho conforme previsto para o evento”, disse o prefeito aos repórteres que cobriam a Virada Cultural.

Uma festa cultural com vários shows, palestras, apresentações diversas e manifestações de valores e costumes – apresenta um saldo de violência assustador. A princípio se supõe que um encontro cultural produza cultua (não de violência) humanística, de forma a contribuir para a melhoria do mundo. Especialmente conscientize as pessoas quanto aos valores da vida e do meio em que vivemos.

O saldo da violência apurado na Virada Cultural deste ano deixa algumas perguntas – que tipo de gente compõe a nossa sociedade? O que se deve esperar de indivíduos que, ao invés de serem espécies humanas, são bichos irracionais? Além de aproximar os povos, países e populações, as viradas culturais se destinam mostrar o que cada comunidade produz culturalmente. Assim contribuir para uma sociedade mais igualitária, um mundo mais de paz. Não é com violência que vamos construir um mundo melhor onde todos vivam em paz em harmonia.   

 Roberto Carvalho, jornalista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s