Neymar – Lágrimas de Crocodilo

O choro do ex-craque Santista, Neymar no estádio Mané Garrincha (26/05) verteu lágrimas de cifrões em euros. Não que Neymar ou qualquer outro jogador pratique sua profissão futebolística sem receber justa remuneração. Até porque o tempo de atividade produtiva de jogadores é relativamente curto. Alguns craques do passado, como Rivelino, Gerson, Tostão, Jairzinho, Carlos A. Torres entre outros que foram tricampeões do mundo no México não nadaram em rios de dinheiro.

Para esses jogadores gênios da bola a profissão estava acima dos milhões produzidos por marketing. No caso de Neymar endeusado pela mídia, o jogador ainda precisa mostrar o que pode conquistar vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Atualmente o craque está mais preocupado com a própria imagem e o que ela pode lhe render em dólares. O garoto propaganda comandado por um pool empresarial competente em gerar cifrões, está mais para astro de Hollywood, enquanto sua bola continua marchando em campo.

Ao entrar nos gramados, Neymar passa o tempo todo se procurando no telão do estádio. Quando recebe a bola faz algumas firulas e cai derrubado por marcadores ou tropeça nas próprias pernas. Para quem ganha milhões como Neymar, a responsabilidade de produzir resultados que compensem os investimentos é mais do que uma obrigação. O peso da fama atrapalha e as exigências muito mais – contudo, Neymar já não é mais Neymar, mas um ser sobrenatural que projeta no insciente coletivo a imagem de um semideus dos gramados, do futebol.

Como nos tempos dos gladiadores das arenas romanas, os espetáculos futebolísticos estão carentes de novos valores que se tornem míticos no fabulário popular. Será que Neymar vai corresponder às expectativas nele depositadas? Duas copas vêm ai – Copa das Confederações (2013) e Copa do Mudo da FIFA em 2014. A sorte está lançada – quem viver verá. Uma coisa é certa – a mídia que constrói é a mesma que destrói.

Roberto Carvalho, jornalista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s