Salão Internacional de Humor do Piauí reunirá 120 mil pessoas em Parnaíba, prevê Albert Piauhy

A 30ª edição do Salão Internacional de Humor do Piauí acontecerá em Parnaíba no período de 13 a 17 de novembro, no Espaço Mandu Ladino, localizado no complexo arquitetônico do Porto das Barcas e em diversos locais da cidade. O artista Plástico Albert Piauhy, principal organizador do evento, disse que a realização, pela primeira vez, fora da capital já vinha sendo pensada. “Parte de uma antiga reflexão nossa de que os eventos culturais no Piauí tem que ser enquadrados numa coisa chamada turismo cultural”, explicou Albert ao editor do a24horas.com, na manhã desta terça-feira (11). Ele disse ainda que faz parte dos objetivos do evento contribuir para transformar este tipo de turismo num setor forte da economia piauiense.

Albert Piauhy

Albert Piauhy

Na opinião de Albert Piauhy, Parnaíba tem os requisitos necessários para ser reconhecida pelas atividades relacionadas à cultura. “A cidade que reúne as melhores condições para o turismo cultural no Piauí é Parnaíba, por ser uma cidade histórica, por ter no seu entorno muitas belezas naturais e um patrimônio cultural muito grande”, justificou. O organizador do salão disse que já recebeu manifestação de apoio do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e considerou o governo do Estado um parceiro natural. “Mas nós vamos precisar muito do apoio das empresas e das instituições da cidade”, admitiu.  O produtor cultural disse que iniciará diálogos com os empresários e dirigentes das instituições assim que receber o certificado de inclusão do Salão de Humor nos benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, que estabelece formas de parceria com as empresas.

Salão de Humor do Piauí vai para a 30ª edição

Salão de Humor do Piauí vai para a 30ª edição

Albert Piauhy fez questão de explicar que o Salão de Humor é um evento de artes integradas e, por ter esta característica, mais uma vez conjugará variadas manifestações artísticas e de linguagens, como artes plásticas, cinema, teatro, dança, música e muitas outras. Além das 20 exposições de artes plásticas à noite, serão realizados, durante o dia, simpósios, oficinas, palestras, debates e outras ações semelhantes que movimentarão diversos locais.

Para reunir tantas atrações e possibilitar comodidade ao público o Salão de Humor utilizará espaços físicos diversos como Praça da Graça, Porto das Barcas, Uespi, Ufpi e Sesi. “À noite teremos exposições em vários locais, sendo que 80% do salão acontecerá no Espaço Mandu Ladino”, esclareceu.

O salão Internacional de Humor do Piauí é um evento que também impressiona pelos seus números. Para este ano, a expectativa dos organizadores é de ter 120 mil visitantes nos espaços onde acontecerão as atividades. Albert Piauhy adiantou algumas das previsões, como envolver 4.800 crianças no festival de teatro infantil, 800 alunos nas oficinas, 3.200 pessoas frequentando as palestras e debates, 600 dançarinos dos grupos folclóricos e populares, 74 atores de teatro, cerca de 270 pessoas trabalhando na produção do evento, além de outras áreas que também absorverão o trabalho de artistas e profissionais de apoio.

F. Carvalho, do http://www.a24horas.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s